Changing Plain Jane

Este blog é sobre beleza, vida saudável e lifestyle. Tenho um interesse especial em beleza sem químicos nocivos.

This blog is about beauty, healthy life and lifestyles. I have a special interest in Green Beauty.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Os maiores erros de beleza

Às vezes sem pensar cometemos alguns erros crassos no que respeita a beleza. Veja o que não deve fazer quando utiliza cosméticos e como pode remediar os erros cometidos.


Cremes com horas trocadas:
Há cremes específicos para dia, para a noite e os que podem ser usados ao longo das 24h. E esta classificação não é uma chinesice para vender dois cremes em vez de um. Os cremes de dia têm que ter sobretudo um papel protector, nomeadamente anti-UV – coisa que é desnecessária no escuro – e não têm a ação reparadora que a pele necessita à noite. Quanto aos cremes de noite, são formulados para dar energia à pele no momento em que ela se renova e, por isso, são desprovidos de fatores protetores, o que os torna simultaneamente demasiado energéticos, mas insuficientes durante o dia. Assim, o ideal é usar o creme apropriado para cada período do dia ou optar simplesmente por um creme 24h.
Confundir rosto e corpo:
Pelo menos em matéria de cremes. Embora se possa aplicar cremes de rosto no corpo (embora seja um desperdício), o contrário não é verdadeiro. Os cremes de corpo foram formulados para uma pele mais espessa, têm normalmente perfumes que podem sensibilizar a pele do rosto e são desprovidos de proteção solar. Se os utilizar do pescoço para cima arrisca-se a uma reação desagradável que pode ir de umas simples borbulhas a uma reação quase alérgica.
Tratar a sua pele como se ela fosse mais velha:
Não adianta começar a usar reparador anti-rugas antes de elas existirem. A melhor estratégia é adiar e prevenir o mais possível os sinais da idade - como rugas, manchas, flacidez- com uma proteção solar adequada. Os produtos anti-rugas são demasiado intensos para peles mais jovens e podem deixá-las irritadas e sensibilizadas. Lide com os problemas apenas à medida que eles forem aparecendo, não antes.
Não lavar as mãos entre dois cremes:
Sobretudo se o primeiro for, por exemplo, um gel anticelulite e o segundo um hidratante de rosto. Ou se aplicar o seu creme de contorno de olhos com os dedos cheios de vestígios de creme perfumado. A combinação dos dois produtos pode dar origem a uma reação química que os altere, e quando são aplicados a seguir podem causar irritações na pele. O ideal é fazer a seguinte ordem na aplicação de produtos: primeiro contorno de olhos, depois os cuidados de rosto e por fim os de corpo. Se seguir esta ordem não precisa de lavar as mãos entre as aplicações.
Misturar produtos de várias marcas:
Os cosméticos atuais contêm princípios ativos que nem sempre são compatíveis com outros, podendo causar irritações na pele ou sensibilizá-la, caso sejam aplicados ao mesmo tempo e em determinadas concentrações. É o caso de retinol, AHA, BHA e vitamina C, por exemplo, que não devem ser combinados por quem não sabe como fazê-lo. Assim, o mais seguro para a sua pele é manter-se dentro da mesma marca, e se possível na mesma linha onde os produtos foram concebidos para funcionar em harmonia e potenciar a ação uns dos outros.
Usar produtos que não são para o seu tipo de pele:
Aquele creme que a sua amiga usa, adora e recomenda pode não ser o mais adequado para si. Os produtos de cuidado de rosto, sobretudo, mas até os de corpo e cabelos, devem ser escolhidos em função de uma série de fatores: tipo e necessidade da pele, idade, hábitos de vida, clima, época do ano e até preferências pessoais. Usar o produto errado pode mesmo fazer mal: é fácil de adivinhar o resultado de um creme demasiado rico em emoliantes sobre uma pele com tendência a borbulhas, por exemplo. Por isso, antes de se decidir por este ou por aquele produto para cuidar da sua pele, faça algum trabalho de investigação: leia as secções de beleza da Activa, as embalagens dos produtos nos pontos de venda, leia os anúncios dos produtos e peça amostras. Lembre-se de que os melhores produtos do mundo não são os mais caros nem os da marca A ou B, necessariamente, mas sim os quais a sua pele se dá às mil maravilhas.
Usar produtos velhos ou alterados:
Um creme é como um produto alimentar: tem a sua validade e as suas exigências em matéria de condições ambientais. O melhor e mais inocente dos cremes transforma-se rapidamente num potencial agressor para a pele se for deixado uma semana com a tampa aberta e exposto ao sol directo. Quanto à validade, os cosméticos, ao contrário dos diamantes, não são eternos. Se o seu creme não tiver data de validade escrita na embalagem conte, como regra geral, com um ano após a abertura e uns dois anos se o produto não tiver sido aberto. No caso dos protetores solares, o facto de os levarmos para a praia deteriora a sua vida e encurta a sua validade, por isso não se devem guardar de um ano para o outro os solares que já tenham sido encetados porque, durante esse tempo, os filtros perdem a eficácia. Já que investiu no seu creme, trate dele com o mesmo carinho que ele trata de si: mantenha-o num local seco e fresco, feche sempre a embalagem depois de a usar e não tente esticar a sua vida para além do razoável.

Sem comentários:

Enviar um comentário