Changing Plain Jane

Este blog é sobre beleza, vida saudável e lifestyle. Tenho um interesse especial em beleza sem químicos nocivos.

This blog is about beauty, healthy life and lifestyles. I have a special interest in Green Beauty.

domingo, 22 de dezembro de 2013

10 maneiras de manter a forma durante as Festas

Reunimos algumas dicas que a vão ajudar a aproveitar os melhores pratos da quadra, mas sem exageros.


1 - Não salte refeições. Não vale de nada deixar de almoçar ou lanchar só a pensar nas rabanadas e no Bolo Rei, ou nas calorias do jantar de natal. O melhor é manter as refeições nas horas habituais para não cair na tentação de fazer ainda mais excessos na noite de Consoada.
2 - Se for o anfitrião da festa, planeie com cuidado o que vai servir aos convidados. Há inúmeras opções de receitas pouco calóricas e que certamente vão fazer sucesso. O peru, por exemplo, é  uma ótima fonte de proteína magra. Pode ser acompanhado de vegetais cozidos ou de uma salada colorida – desde que não esteja repleta de molhos gordurosos.
3 - Comece a refeição pela salada, rica em fibras que ajudam a saciar a fome. Deixe os temperos gordurosos de lado e prefira o sumo de  limão ou um fio de azeite. Um molho à base de iogurte é outra boa opção, pouco calórica.
4 - Cuidado com as bebidas alcoólicas. Quando consumidas com moderação até podem ser benéficas para a saúde. Mas é preciso analisar que bebidas escolhemos. Quanto maior é a graduação, maior é o número de calorias, que não alimentam apenas engordam. Por isso, para acompanhar os brindes escolha uma sidra, cerveja ou um vinho seco, bebidas com menos álcool e menos calorias. Deve evitar-se bebidas altamente calóricas como é o caso de whisky ou o conhaque. Nem só as bebidas com álcool têm elevado teor calórico, lembre-se quealguns refrigerantes têm mais de 140 calorias por lata.
5 - O frutos secos já são presença habitual nas festas de fim de ano. Mas apesar de serem saudáveis, também têm um elevado nível calórico. Não precisa de deixar de os comer, mas tente não entrar em exageros.
6 - Tente comer os doces na parte da manhã. Ninguém resiste a uma fatia de bolo rei, uma rabanada feita pela avó ou os chocolates que ganhamos como presentes. O açúcar é permitido, mas deve ser consumido preferencialmente pela manhã para que o seu corpo tenha tempo de queimar as calorias.
7 - Não deixe de praticar exercício: As compras de natal, os jantares da empresa e a noite de Consoada podem deixá-la com pouco tempo para ir ao ginásio. Mas não precisa de seguir o mesmo ritmo que tem habitualmente, se der pelo menos uma caminhada de meia hora por dia já vai ajudar a reduzir, na medida do possível, o impacto calórico.
8 - Cozinhe os alimentos de forma saudável: A forma de preparar os alimentos pode reduzir o número de calorias. Prefira cozinhados no forno (com pouco azeite; use um spray) ou cozidos.
9 - Dê descanso ao doces e gorduras: Aproveite os dias entre o natal e o ano novo para fazer uma pequena desintoxicação. Neste período de tempo priviligie os legumes e as frutas.
10 - Lembre-se de mastigar bem os alimentos.  A vontade de comer todas aquelas comidas deliciosas faz o olho cresce e leva-nos a comer demasiado rápido. Isso dificulta a digestão e dá-nos uma sensação ainda maior de fome. Por isso, mastigue bem para sentir o sabor dos alimentos e ter mais prazer nas suas refeições natalícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário