Changing Plain Jane

Este blog é sobre beleza, vida saudável e lifestyle. Tenho um interesse especial em beleza sem químicos nocivos.

This blog is about beauty, healthy life and lifestyles. I have a special interest in Green Beauty.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Ultrapassar a tristeza pós-festa

O fim das festas de Natal e Ano Novo pode significar solidão e angústia. Saiba como evitar estes sentimentos e entrar no novo ano com atitude positiva.

ACTIVA.PT

Getty Images/iStockphoto


As ruas deixam de estar iluminadas, as músicas natalícias deixam de tocar, a família e os amigos regressam a casa - que, para muitos fica noutra cidade ou país.  A época natalícia termina e com ela fica a saudade de ter a casa cheia, a família reunida, a àrvore cheia de prendas e as crianças a correr de um lado para o outro. Chega a hora de arrumar as decorações e voltar à rotina do trabalho.
Este carrossel emocial do Natal pode causar uma 'depressão pós-festas', causada por sentimentos de culpa de excessos, de expectativas que não se concretizaram e do retorno à monotonia. A tristeza que se segue ao Natal é uma condição tão comum que até já lhe foi atrubuída uma designação: "post-holiday blues".  Esta fase causa em muitas pessoas irritabilidade, dificuldade de concentração e insónias.
Para ultrapassar este sentimentos devemos recordar que o que torna o Natal uma época tão especial é ser algo que só acontece uma vez por ano. Depois de se divertir com os amigos e experimentar as deliciosas sobremesas da mãe terá que voltar ao trabalho. Assim como depois de uma boa semana de férias tem que voltar à rotina. Faz parte do ciclo da vida e a primeira coisa a fazer é aceitá-lo com naturalidade.
Para contrariar a solidão e a falta da casa cheia tente fazer planos com alguns amigos. Ainda tem o fim-de-semana para combinar um almoço ou uma saída com os amigos que já não vê há muito tempo. O importante é não ficar focada no que já passou e começar a programar os acontecimentos futuros.
Com as festas chegam os exageros, as rabanadas, bolo rei e outras iguarias da época. Mas depois  é tempo de manter um estilo saudável, voltar a uma alimentação equilibrada e praticar exercício. O corpo e mente vão ser beneficiadas com estas práticas e vai sentir-se com mais energia para o próximo ano.
Para ultrapassar esta fase rodeie-se das pessoas que mais gosta. Se está a sentir-se triste ou mais deprimido tente estar com a família, passear ao ar livre e socializar. De nada vale ficar em casa sozinha. O segredo é recuperar um pouco do Natal nos outros 364 dias do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário