Changing Plain Jane

Este blog é sobre beleza, vida saudável e lifestyle. Tenho um interesse especial em beleza sem químicos nocivos.

This blog is about beauty, healthy life and lifestyles. I have a special interest in Green Beauty.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MEL DE MANUKA

http://celeiro.pt/img/fotosimportadas/Nutricao/mel-de-manuka.jpg

O Super Alimento


Também conhecido como o “mel que cura”, este é produzido por abelhas que recolhem o pólen da manuka (Leptospermum scoparium), um arbusto que cresce naturalmente na zona mais selvagem da região East Cape na ilha do Norte da Nova Zelândia. Esta planta, importante na cultura tradicional Maori, é conhecida pelas suas propriedades benéficas para o organismo.

A aplicação deste mel em apiterapia (utilização de produtos derivados das abelhas para efeitos terapêuticos) tem sido realizada por várias culturas, ao longo da história, mas só mais recentemente as propriedades tão especiais do mel de manuka têm atraído o olhar da comunidade médica e científica.

As suas propriedades associadas à promoção da saúde, particularmente o reforço das defesas e combate a infecções, permitiram que fosse sendo reconhecido como uma das alternativas mais puras para ajudar à manutenção da saúde e do bem-estar, no entanto, apesar de ser do conhecimento geral que tem vários benefícios para a saúde, muitas pessoas desconhecem o motivo porque este é considerado um super alimento.

Enquanto que a maioria dos méis possuem propriedades antibacterianas relacionadas com o peróxido de hidrogénio neles presente, o mel de manuka (activo) possui não só esta, mas também uma propriedade antibacteriana única, mais persistente e estável. Estas propriedades tornam-no duplamente eficaz para repor as defesas e auxiliar no tratamento de doenças, incluindo dores de garganta, febre dos fenos, fadiga, problemas de estômago, infecções orais e até mesmo MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina) - bactérias notoriamente resistentes a antibióticos e por vezes responsáveis pelo encerramento de enfermarias completas.
Vários estudos já demonstraram que o Mel de Manuka é eficaz contra uma grande variedade de bactérias, incluindo estirpes presentes nas feridas e no intestino.

A acção do mel de manuka tem também sido comprovada sobre a bactéria Helicobacter pylori (que afecta o revestimento mucoso do estômago humano, responsável por úlceras e indigestão), doenças das gengivas, sobretudo a nível de placa e gengivite e cicatrização de feridas.

A acção do mel de manuka é também considerada eficaz:
- No reforço do sistema imunitário, ajudando o corpo a combater infecções.
- Na destruição de bactérias do género Streptococcus, comummente responsáveis por causarem dor de garganta.
- Como restaurador de energia, aumentando-a e sendo particularmente útil na recuperação desportiva.
Devido às suas propriedades antibacterianas, este é um dos tipos de mel com preço mais elevado do mundo. No entanto, para que possa ser efectivamente considerado um mel diferente dos outros é necessário que lhe seja atribuído o Factor Manuka Único - UMF®.
A actividade antibacteriana do mel de manuka não perde a sua potência quando este éexposto ao calor, luz e diluição. Esta qualidade especial contribui para o seu reconhecimento como mel com UMF® (Factor Manuka Único). A presença desta actividade é detectada em testes laboratoriais e ao mel testado em que se verifique ter um nível igual ou superior a 10+, é-lhe atribuída uma classificação UMF® e poderá ser referenciado como activo. Para adquirir mel de manuka com níveis garantidos de actividade, o respectivo rótulo deverá ter a indicação do UMF® (Unique Manuka Factor) igual ou superior a 10 +. Quanto mais elevado é o valor UMF®, mais potente é o produto. Um pote de Mel de Manuka com UMF® 20+ terá o dobro de actividade antibacteriana de um Mel de Manuka UMF® 10+.

Para que na respectiva embalagem seja autorizada a apresentação do símbolo internacionalmente reconhecido UMF®, o mel tem de ser colhido, extraído, embalado e testado num laboratório certificado de forma a assegurar o cumprimento dos padrões exigidos para a sua qualidade.

A falta de informação em muitos consumidores, sobre o que torna o mel de manuka diferente dos outros méis, fez com que os produtores de mel de manuka na Nova Zelândia se tenham associado, de forma a padronizar este mel e também melhor informar os seus consumidores sobre as suas propriedades. A associação de produtores de mel de manuka garante que a marca registada UMF® possa ser utilizada apenas pelos usuários licenciados que preencham os critérios definidos, o que inclui monitorização regular e fiscalização da qualidade do mel produzido.

O mel de manuka UMF® genuíno cumpre os seguintes critérios:
- Apresenta a marca UMF® de forma clara no rótulo frontal.
- É acondicionado em potes e rotulado na Nova Zelândia.
- Apresenta o nome de autorização UMF® no rótulo frontal.
- Apresenta um valor UMF® de 10+ ou superior.

À semelhança de outros méis, o mel de manuka constitui uma fonte natural de doçura e energia, apresenta uma cor escura, sabor distinto e forte e um odor característico, marcado pelo aroma de madeiras e ervas.

Para além de ser um “super alimento”, o mel de manuka é um excelente ingrediente em produtos cosméticos (champô, amaciador, cremes de rosto e corporais, baton, desodorizante).




Sem comentários:

Enviar um comentário