“Não antecipe problemas ou preocupações sobre o que pode nunca acontecer. Mantenha-se na luz do sol.” – Benjamin Franklin
“Se eu não treinar o suficiente, é claro que estou nervoso.” – Haile Gebrselassie
Em seguida apresento cinco hábitos simples para superar o nervosismo em situações sociais:

1. SE FOR POSSÍVEL PREPARE-SE 

Pode parecer um pouco óbvio, mas fazer uma boa preparação atempadamente e não no último minuto, não tendo necessariamente de ser perfeita, pode fazer uma grande diferença no resultado. Você vai sentir-se mais seguro de si e descontraído sobre o que está prestes a fazer.
  • Se você tem uma reunião importante, faça o seu trabalho de casa, ficando na posse da informação necessária acerca do que pode surgir na reunião.
  • Se você tem um encontro, importa pensar em dois ou três tópicos ou perguntas que possa abordar no caso da conversa não fluir naturalmente.
  • Se você tem uma entrevista de trabalho, pense sobre o que eles podem pedir-lhe e prepare algumas boas respostas.

2. PERGUNTE A SI MESMO: QUAL A PIOR COISA QUE PODERIA REALMENTE ACONTECER?

Esta pergunta pode ajudá-lo a perceber que você está a exagerar e a criar mentalmente um cenário negativo e fora da realidade. No entanto, mesmo que a sua resposta seja realisticamente negativa, o fato de imaginar o que de pior poderia acontecer, pode conduzi-lo a perceber que o seu medo e o seu nervosismo não são assim tão incómodos. Ao confrontar-se com um baixo nível de nervosismo perante o cenário negativo, irá aumentar a sua confiança no resultado esperado e consequentemente acalmá-lo.  

3. VISUALIZE O ACONTECIMENTO OU SITUAÇÃO DE UMA FORMA POSITIVA

É muito fácil ficar preso nas visualizações negativas usuais e habituais que a nossa mente cria quando nos sentimos nervosos. Assim sendo, importa que inicialmente você tente acalmar-se fisicamente. Pode ouvir uma musica relaxante, tomar um chá ou dar um passeio. Seja o que você escolher, no momento que se sinta mais tranquilo visualize-se na situação futura causadora do seu nervosismo.
Em seguida, escolha duas ou três coisas que você teme acontecerem e imagine-se a lidar positivamente com elas. Veja-se sendo positivo, confiante e a conseguir ter os comportamentos desejados. Veja o resultado pretendido na sua mente. Não me refiro ao resultado propriamente dito, mas sim às suas ações que permitem chegar ao resultado. Depois, finalize visualizando o que já aconteceu, por exemplo, que a reunião acabou com você a ser bem sucedido. Perceba como você se sente? Recorde as palavras que você disse e a atitude que teve. 

4. RESPIRE PROFUNDAMENTE PARA ACALMAR-SE

Poucos minutos antes de entrar na situação que o deixa nervoso importa reduzir a excitação fisiológica. Pequenas coisas podem ajudá-lo. Andar mais devagar para o ponto de encontro. Mover-se mais devagar. Parar alguns minutos e visualizar alguns cenários do ponto 3.
Paralelamente, utilize a sua respiração. Respire um pouco mais profundo do que você costuma fazer. Certifique-se que ao inspirar o seu abdômen se estende e ao expirar se contrai. Foque a sua atenção por alguns instantes no ar entrando e saindo do seu nariz. Isso vai acalmá-lo, facilitando a organização dos seus pensamentos.  

5. LEMBRE-SE: AS PESSOAS TÊM OUTRAS COISAS MAIS IMPORTANTES PARA ELAS DO QUE PENSAR EM VOCÊ 

Você pode sentir-se como se todo mundo estivesse olhando para os seus comportamentos, e tivessem atentos a tudo o que você faz. Essa percepção faz aumentar ainda mais o seu nervosismo e insegurança naquilo que faz. Mas, eu quero dizer-lhe que certamente esse não é um sentimento realista, ele é construído ilusoriamente por você. As outras pessoas simplesmente não se importam muito sobre o que você faz. Só porque você pensa muito sobre o que você faz e diz, não significa que os outros façam isso também. Elas têm as suas próprias preocupações, medos e inseguranças.
Esta tomada de consciência pode fazer você sentir-se um pouco menos importante. Mas por certo, irá libertá-lo um pouco mais e dar-lhe segurança e tranquilidade para realizar os seus objetivos.
Abraço,
Miguel Lucas
http://www.escolapsicologia.com/5-habitos-simples-para-superar-o-nervosismo/