Changing Plain Jane
Este blog é sobre beleza, vida saudável e lifestyle. Tenho um interesse especial em beleza sem químicos nocivos.
This blog is about beauty, healthy life and lifestyles. I have a special interest in Green Beauty.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
A Felicidade é o Caminho: Como sobreviver à crise financeira #1
A Felicidade é o Caminho: Como sobreviver à crise financeira #1: A vida não está fácil para os portugueses. Os momentos de crise são sempre conturbados e este não é excepção. Creio que com maior ou meno...
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
domingo, 24 de fevereiro de 2013
Canapés de tomate
Canapés de tomate
Delicie-se com esta receita
Porque uma alimentação saudável é sinónimo de bem-estar e de uma qualidade de vida maior, a Clínica Metabólica e a Prevenir trazem até as melhores receitas para um processo de controlo de peso eficaz.
Revistas e aprovadas por especialistas credenciados, estas garantem-lhe os melhores resultados. Corra já para a cozinha e... bom apetite!
Ingredientes
(4 pessoas)
(4 pessoas)
- 3 tomates grandes
- 1 lata de atum ao natural
- 2 ovos cozidos
- ½ chávena (chá) de azeitonas pretas
- 1 chávena (chá) de iogurte natural magro
- 6 tostas integrais
- oregãos
Preparação
1. Reduza a creme, na trituradora, o atum escorrido, os ovos cozidos, as azeitonas descaroçadas, as tostas e o iogurte.
2. Corte o tomate ao meio e depois em quartos. Retire a polpa e as sementes do tomate. Recheie os quartos de tomate com o creme e polvilhe com orégãos.
Fonte: http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/canapes-de-tomate.html?receitas=entradas
sábado, 23 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
domingo, 17 de fevereiro de 2013
Indian Beauty Forever: Kristen Stewart Celebrity Makeup Looks
Indian Beauty Forever: Kristen Stewart Celebrity Makeup Looks:
Hello Friends,
Sorry about not being regular for the past two three days. Today’s post will feature makeup looks of “Twilight Star” Kristen Stewart.
She is mostly seen wearing nude lips with smokey eye makeup which looks fabulous on her porcelain skin.
In this look here she is with dark filled in eyebrows and smokey grey black eye makeup with falsies. A pink blush has been dusted very lightly keeping the lips bare.
In this picture, she has very thick prominent eyeliner over a brown base with a light bronzer and neutral brownish lip colour.
Very heavy kohl rimmed eyes are the highlight of this look. Lips are only smeared with transparent gloss. Just apply eyeliner on both the upper and lower lash line, preferably a pencil so as to not draw the harsh liner. Smudge very lightly to achieve this look. Use a light neutral shade on the lid and a little darker on the crease.
Smokey brown gold eyes with deep Fuchsia lips, makes this look appropriate for the night time occasions. Tone town the lip colour with some other shade, to make this look more wearable or customize it as per the preference.
Flawless skin with soft Smokey eyes makes this look classy and beautiful.
Grab your lavender, Champaign and browns to get this eye makeup look in which eye shadow has been taken straight across from the outer corner, just like a wing. I couldn’t take my eyes off her eye makeup in this picture. It is beautiful!!
Slightly wing out your eyeliner with kohl rimmed eyes and loads of mascara. Pair this with pale pink lipstick to get this look. If not the lips, eye are absolutely is a must try. Isn’t it!!
Her eye makeup is gorgeous in this makeup look however; I wish some other lip shade could have done proper justice to this look. She has very thin lips and deep, dark colors kind of makes them look thinner. No doubt eye makeup is super pretty for those who love smokey eyes and carry them well.
Check out some more looks below:
Hope you liked!!
http://www.indianbeautyforever.com/2013/02/kristen-stewart-celebrity-makeup-looks.html
Mil-folhas de mozzarella e tomate
Uma receita simples e refrescante
Em poucos minutos e com ingredientes muito fáceis de obter, pode dar um toque de energia, frescura e cor às suas ementas diárias. Experimente esta sugestão com apenas 193 calorias.
Além das vantagens já referidas, esta refeição é boa para o coração e para quem tem problemas de digestão.
Experimente! Bom apetite!
Ingredientes (4 pessoas)
- 3 tomates médios
- 80 g de atum em azeite escorrido
- 200 g de queijo mozzarella cortado às fatias
- alface cortada em juliana
- 1 colher (sopa) de azeite
- orégãos
- sal
Preparação
1. Lave e corte o tomate ao meio e, depois, às rodelas.
2. Monte, em cada prato, os mil-folhas da seguinte maneira: uma rodela de tomate, orégãos, um pouco de atum e uma fatia de queijo por cima, e assim sucessivamente, até acabar os ingredientes.
3. Acompanhe cada prato com a alface lavada e cortada em juliana, temperada com algumas gotas de azeite e sal.
A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista
2. Monte, em cada prato, os mil-folhas da seguinte maneira: uma rodela de tomate, orégãos, um pouco de atum e uma fatia de queijo por cima, e assim sucessivamente, até acabar os ingredientes.
3. Acompanhe cada prato com a alface lavada e cortada em juliana, temperada com algumas gotas de azeite e sal.
A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista
Fonte: http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/mil-folhas-de-mozzarella-e-tomate.html?receitas=entradas
sábado, 16 de fevereiro de 2013
QUANDO OS SONHOS SE TORNAM UM OBSTÁCULO, O QUE FAZER?
Todos estamos familiarizados com a frase: “O sonho comanda a vida.” E sim, eu concordo com esta frase que descreve a grandiosidade do ato de sonhar acordado. É a capacidade que cada um de nós tem para imaginar o futuro, e perspetivar caminhos que nos aproximem dos nossos objetivos que mais define a nossa espécie: Homo Sapiens. É a capacidade de sonhar que nos impulsiona a melhorar a nossa vida e que permite igualmente elevar-nos quando nos sentimos em baixo. No fundo, o ato de sonhar acordado está sempre presente em nós. No entant0, todos elaboramos sonhos mais arrojados, mais desafiantes e motivadores do que o sonho comum do dia a dia. Todos temos sonhos que mexem connosco, que nos fazem deitar tarde e levantar cedo cheios de garra e determinação. E, são também esse tipo de sonhos que por vezes podem vir a atrapalhar-nos e consequentemente tornarem-se num obstáculo ao nosso bem estar e satisfação de vida. Estão os seus sonhos secretamente impedindo-o de viver a vida que você realmente deseja?
Os sonhos não são ruins em si mesmos. Na verdade, os sonhos são um impulsionador, dependendo da forma de abordagem que adotamos para lidar com eles. Os sonhos podem vir a tornar-se num problema quando você os usa como uma desculpa para se vitimizar por não consegir alcançá-los, ou quando você julga não ter dinheiro ou talento para fazer o que deseja profundamente e nada faz para alterar a situação, ou quando você passa a viver a sua vida à sombra do seu sonho, dizendo coisas do género:
- Quem me dera poder realizar o meu sonho
- Um dia pode ser que consiga realizar o meu sonho
- Se eu tivesse isto e aquilo eu realizava o meu sonho
PORQUE PODEM OS SEUS SONHOS TRANSFORMAREM-SE NUM OBSTÁCULO?
Como já referi, todos temos sonhos. O problema é que muitos dos sonhos que temos impedem-nos de ver todas as outras possibilidades disponíveis para nós. Por vezes, quando nos tornamos ilusoriamente obstinados e focamo-nos apenas e exclusivamente no grande sonho, podemos perder a noção do presente e a vida tornar-se num inferno devido à discrepância entre o sonho e aquilo que se obtém. Não quero passar a mensagem que não devemos manter-nos persistentes e trabalhadores no caminho para o sonho, apenas estou a referir que nesse caminho existem também outras possibilidades, e que se não olharmos para elas provavelmente iremos pagar uma fatura elevada.
Ao invés, também podemos avaliar as nossas capacidades como não sendo as suficientes para suportar o nosso sonho e com isso desistir dele. Instala-se a mágoa, a pessoa pode punir-se por isso e consequentemente ficar desmotivada para outros objetivos. Este é um caso clássico de abandono do sonho por incapacidade de lutar por ele. A pessoa agrega a si mesma um elevadosentimento de culpa, o que pode contribuir para baixar a sua autoestima e autoconfiança.
O SONHO COMO FANTASIA
Você já se apegou a um sonho com uma esperança e uma crença em que ele (finalmente) se tornará realidade? Bem, a boa notícia é que os sonhos se tornam realidade (se você sabe como materializá-los). Tal como escrevi no artigo: Tornar os sonhos realidade. A má notícia é que as fantasias são algo para lá da possibilidade de materialização. Isso mesmo, uma fantasia não se torna uma realidade. Vamos olhar para uma breve definição só para contextualizar:
A faculdade ou atividade de imaginar coisas que são impossíveis ou improváveis.
Então, se é uma fantasia, ela pode tornar-se um enorme obstáculo aquilo que você possa considerar como um sonho de vida. Quais são os sinais de alerta? Como você pode ficar ciente de que o seu sonho está fora da possibilidade de tornar-se real? Há sinais que podem ser sintomáticos que o seu sonho extrapolou a realidade e passou a ser fantasia. O seu “sonho” é, provavelmente, uma “fantasia” se:
1. Você usa o seu sonho, como uma moleta. Você já viu isso toda a sua vida noutras pessoas, ou até em você mesmo. Pessoas que avivam o seu sonho sempre que se sentem tristes, desesperadas ou angustiadas. Fá-las sentir (temporariamente) como se fosse apenas uma questão de tempo antes que tudo esteja bem novamente, porque elas têm o sonho ao seu lado, pronto para se manifestar a qualquer momento. O problema é que o sonho não se manifesta, nunca. Permanece eternamente como uma vã esperança de que um dia, como por milagre, irá acontecer. O sonho nunca perde o seu encanto, nunca é questionado, ficando sempre acessível a servir de moleta sempre que seja necessário a pessoa voltar a sentir-se bem. É assim criada a ilusão do sonho a que apelidamos de fantasia.
2. Você não está agindo de acordo com o seu sonho. As ações solidificam os nossos sonhos de inúmeras maneiras. As ações face a um objetivo permitem que o nosso subconsciente saiba que somos coerentes com o nosso sonho. As ações permitem que você comece a experimentar o sonho no mundo real. Se você não está colocando em marcha um conjunto de ações que se encaminhem na construção de medidas que o aproximem daquilo que deseja, provavelmente você não está seguindo um sonho, mas uma fantasia.
3. Você não está aprendendo formas de realizar ou tornar o seu sonho real. William Arthur Ward disse:
“Se você pode imaginar, você pode realizá-lo, se você pode sonhar, você pode tornar-se nele.”
Eu acredito que qualquer coisa imaginável que está dentro da nossa capacidade pode tornar-se real. Tal como escrevi no artigo: O poder da imagética, podemos imaginar a melhorar-nos? Mas os sonhos não caem do céu. Se o seu sonho não se está tornando real, certamente existe um razão identificável para isso. Talvez seja uma forte crença que lhe transmite que você não pode tê-lo ou que não o merece. Talvez seja um hábito de sentir-se como uma vítima. Seja o que for, você pode descobrir qual obstáculo que se opõe na realização do seu sonho e mudar isso. Há passos que estão ao seu alcance, e que certamente podem aproximá-lo do seu sonho. Se você não está empenhado em descobrir e aprender formas que facilitem a obtenção do seu desejo, é provável que você esteja a fantasiar, e que o seu sonho nunca se venha a tornar real.
4. Você não está certo que o seu sonho tenha sido verdadeiramente desejado por vontade própria.
Sim, este pode ser um enorme obstáculo. Imagine passar toda a sua vida agarrado a um sonho que não era seu. Que na sua essência estavam os motivos de terceiros. Que desperdício colossal de tempo, certo? Então, como tomar consciência dos motivos do seu sonho? Exemplos de indícios:
- Você sonha em iniciar a sua própria empresa, não porque você tem uma paixão por ser um líder, mas porque é o que seu pai ou familiares fizeram.
- Você sonha em voltar para a escola para melhorar as suas habilitações académicas, não porque você ama o assunto, mas porque o seu irmão mais velho fez isso e recebe toda a glória da família.
- Você sonho fazer algo de extraordinário porque acredita que só assim será valorizado pelos outros.
É claro que esses sonhos não têm nada de errado na sua essência. No entanto, se esses sonhos não são ” os seus” sonhos, ou você pretende alcançá-los por razões que não estão relacionadas com a sua paixão, provavelmente pelo caminho pode predispor-se à autosabotagem silenciosa.
5. Você não está a aproximar-se do seu sonho. Não me interprete mal, os sonhos levam tempo para se transformarem em realidade. Mas, em determinado momento, eles devem tornar-se reais. No mínimo deve haver indícios de que as suas ações estão no caminho de poderem vir a tornar o sonho em realidade. Se você sonha grande, se você imagina a criação do seu sonho, mas nada tem vindo a fazer nesse sentido, muito provavelmente você está a fantasiar o seu sonho, logo é uma fantasia.
Dica: Sonhar grande não é o problema, o problema está em não tomar medidas na proporção do seu sonho.
REENQUADRAR O SONHO
Se você está chegando à conclusão que o seu sonho é na verdade uma fantasia, não perca a esperança. Fique grato, esse pode ser o primeiro passo para redefenir o seu sonho e aproximá-lo mais da realidade de poder vir a concretizar-se.
Em seguida apresento alguns passos que podem contribuir para a reestruturação da sua fantasia e transformá-la num sonho com viabilidade de tornar-se real:
- Decida se você realmente quer manter o seu sonho na sua mente. Só porque você tem vindo a alimentar esse sonho ao longo dos meses ou anos não significa que você deve continuar a carregá-lo. Se o seu sonho tem vindo a transformar-se num fardo, devido à discrepância entre aquilo que você imagina e aquilo que está acontecendo na realidade, pondere a sua viabilidade. Se a viabilidade é inexistente e o seu sonho o atormenta, pondere redefini-lo ou até mesmo desistir dele.
- Comprometa-se com a sua criação. Há processos para realizar um verdadeiro sonho. Há livros sobre o assunto. Sites dedicados a isso. Determine o seu caminho e não deixe que nada o impeça. Se o seu sonho é alimentado por um forte desejo para a ação, vale a pena ir ao seu encontro com tudo o que você tem.
- Comece a agir sobre o sonho. Mostre para você mesmo que está empenhado. Dê passos, pequenos passos, mas tome medidas regulares em direção ao seu sonho. Qual a pior coisa que pode acontecer? Ou você muda de ideia (nada demais, pode sempre idealizar um novo sonho), ou, você não vê o sonho materializar-se (novamente, nada demais), ou você fica cada vez mais próximo de viver o seu sonho na realidade. Lembre-se, se você pode imaginá-lo, você pode criá-lo.
- Procure os indícios de que isso está acontecendo. Se você está pensando sobre o seu sonho com emoções positivas, certamente existirão fortes indícios. E quando você se aperceber deles, isso fará com que reforce o seu desejo. Ao perceber que o seu sonho está tornando-se em realidade, a sua determinação irá aumentar e novo impulso será dado no sentido de ficar ainda mais próximo da sua realização.
- Procure alguma ajuda para tornar o seu sonho em realidade. Não há necessidade de fazer todo o caminho sozinho. A ajuda está disponível em todo o lado. Se você quer, você pode. Peça ajuda aos seus amigos, a pessoas experientes na área, a Deus, aos anjos, mas não pare de procurar ajuda. Encontre um mentor, um grupo de apoio, um parceiro de prestação de serviços ou um treinador. Procure ajuda e permita-se a ser ajudado.
Ter fantasias só por si não é prejudicial, desde que não as confunda com o sonho que você deseja. Fantasia é algo improvável de realizar-se. Sonho é algo que você deseja com toda a sua força, motivação e emoção. O sonho pode ser sempre materializado quando existe uma forte ligação entre aquilo que se imagina e as ações que se tomam. Não permita que o seu próprio sonho se transforme no seu maior obstáculo. Comprometa-se com o seu sonho, agindo.
Fonte: http://www.escolapsicologia.com/quando-os-sonhos-se-tornam-um-obstaculo-o-que-fazer/
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
10 formas de vender o que não precisa
Feiras são uma opção
D.R.
D.R.
30/01/2013 | 00:00 | Dinheiro Vivo
Numa altura em que a maioria dos portugueses já sentiu no bolso os cortes do IRS, apesar de poderem daqui a um mês compensar com a opção de pagamento de 50% dos subsídios de Natal e de Férias em duodécimos, mais dinheiro sempre ajuda.
Mas como? "Só se vender o carro", pensarão alguns que optem por medidas mais drásticas. Os que não podem abdicar deste bem, começam a olhar à volta e a pensar "O que não preciso e pode valer algum dinheiro?"
Para esses aqui ficam as 10 maneiras para vender tudo o que já não precisa.
1 - Vendas de garagem. Embora seja uma moda de alguns países da Europa do Norte, mas também dos EUA, pode ser uma opção para os portugueses venderem roupa, móveis, acessórios, tudo o que já não precisam... Veja aqui e aqui.
2 - Mercados e feiras. Se não tem garagem, a opção pode passar por colocar os seus objetos numa qualquer feira ou mercado próximos da sua casa. Veja aqui algumas sugestões.
3 - Anúncios em jornais. É a fórmula mais antiga de colocar à venda tudo o que já não faz falta. O jornal Ocasião foi um desses casos, tal como os restantes jornais diários, alguns deles passando a dispor de sites especializados, como o Ocasião e o Tuti (DN e JN).
4 - Optar pelos sites de vendas online. Está muito na moda oOLX.pt que apostou na ideia de que as pessoas têm em casa muito mais dinheiro do que imaginam. Mas há também o Custo Justo.pt, oCoisas.pt ou o Miau.pt.
5 - Criação de um anúncio no Facebook. Se tem muitos amigos, então esta é a melhor maneira de colocar os anúncios dos objetos que quer vender. Ou criar um blogue também é opção, como este aqui.
6 - Lojas de segunda mão. Facilita o negócio se conhecer o dono da loja fisíca, para que este valorize os objetos que vai vender. Aquialgumas lojas de 2.ª mão (roupa e acessórios) ou antiguidades evelharias. Mais aqui.
7 - Cash Converters. É uma das opções do momento. "Compramos o que você não usa, vendemos o que você não consegue imaginar" é o lema.
8 - Venda ao domicílio. Tempos houve (por altura da anterior entrada da Troika em Portugal) em que umas senhoras bem apessoadas surgiam nos escritórios com malas de viagem e de lá de dentro tiravam roupa, acessórios, objetos vários para venda. Há quem diga que está de volta.
9 - Por à consignação. Se tiver um amigo com um café, um restaurante, até uma loja... pode sempre pedir-lhe para deixar lá os objetos que quer vender. O seu amigo fica com uma percentagem sobre a venda e ganham os dois.
10 - Em último recurso tente vender ao um parente ou amigo com quem muita tenha confiança, destacando os atributos do objeto que quer vender e apelando aos benefícios da sua compra. Veja aquialgumas dicas para vender bem.
domingo, 10 de fevereiro de 2013
A VIDA É FRÁGIL MAS TU ÉS FORTE
A VIDA É FRÁGIL AO PONTO DE:
uma bala perdida,
uma queda desampadara,
uma picada de um bicho,
um furo num pneu,
uma distração na estrada,
uma confusão alheia,
uma multidão assustada,
um segundo de desespero,
um copo a mais,
uns graus a menos,
um colapso da natureza,
uma anestesia mal dada,
um momento de sono,
um "não",
um "sim",
um "sai",
um mergulho no mar com a digestão por fazer,
um prato de marisco mal cozinhado,
um susto valente,
um lugar errado na hora errada,
(...)
MAS TU ÉS FORTE AO PONTO DE:
saber amar
saber aceitar,
saber perdoar
e
saber sentir.
A FRAGILIDADE DA VIDA PODE TOCAR A TODOS, FAZ PARTE DA EXPERIÊNCIA DE ESTARMOS VIVOS, MAS A FORÇA DOS HOMENS PODE ATENUÁ-LA, ATRASÁ-LA E ATÉ EVITÁ-LA, BASTA PARA ISSO QUE SAIBAMOS SER MAIS, ESCOLHER MELHOR E VIVER ATENTOS, NÃO DAR NADA POR GARANTIDO NEM NADA POR PERDIDO.
BASTA AGARRAR O "AGORA"
Fonte: http://gustavosantosescritor.blogspot.pt/2012/12/a-vida-e-fragil-mas-tu-es-forte.htm
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Marc Jacobs x Coca-Cola Light
Parece-me que depois de ver a nova pub vou comprar e beber uma coca-cola light, LOL
| ||||||
| ||||||
|
Tagliatelle com cogumelos
Uma receita com apenas 340 calorias por porção
Ricos em fibra, água e sais minerais, os cogumelos dão vida a pratos deliciosos e nutritivos que se preparam rapidamente.
Este é precisamente o ingrediente-estrela da receita que lhe sugerimos. Este alimento fluidifica o sangue, melhora a circulação sanguínea e aumenta o ritmo a que o organismo queima gordura.
Confira os ingredientes necessários e o modo de preparação e experimente a nossa proposta. Vai ficar surpreendido!
Ingredientes
(4 pessoas)
(4 pessoas)
400g de cogumelos
300g de mistura de vegetais congelados
2 dentes de alho esmagados
1 colher de sobremesa de molho de soja
300g de massa tagliatelle
Sal, pimenta e azeite
300g de mistura de vegetais congelados
2 dentes de alho esmagados
1 colher de sobremesa de molho de soja
300g de massa tagliatelle
Sal, pimenta e azeite
Modo de preparação
1. Aqueça o azeite num wok ou frigideira antiaderente e adicione os cogumelos para salteá-los. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
2. No mesmo recipiente, salteie o alho e os vegetais e deixe cozinhar em lume brando.
3. Entrentanto coza a masa com sal. Escorra a massa e junte-a aos vegetais.
4. Adicione os cogumelos previamente salteados e sem deixar de mexer regue a mistura com molho de soja. Sirva de imediato.
Fonte: http://saude.sapo.pt/prevenir
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
Lancome Spring Blush in Love
Fonte: Lancome Spring Blush in Love
Estas palettes são lindas, espero que apareçam por Portugal... I am in Love
DENTRO DA CABEÇA DE UMA PESSOA DEPRIMIDA
Na atualidade a depressão é muito comum. Entre cinco a dez por cento da população sofre deste transtorno de humor, até certo ponto, em qualquer momento. Ao longo da vida você tem vinte por cento de probabilidade de ter um episódio de depressão. As mulheres são duas vezes mais propensas a ter depressão do que os homens. Ter depressão não é um sinal de fraqueza. No entanto, quando a pessoa fica deprimida ao pronto de ser diagnosticada com um episódio depressivo maior, geralmente a sua visão e sentimento acerca do mundo é entendido de forma completamente diferente, comparativamente, antes e depois do episódio. Durante um episódio depressivo maior, o mundo parece ser literalmente um lugar cinzento. O que era belo pode passar a parecer feio, chato, ou até mesmo sinistro. A pessoa deprimida pode acreditar que os seus entes queridos, até mesmo os seus próprios filhos, estão melhor sem ela. Nada parece confortável e agradável, a pessoa sente que não existe nada pelo qual vale a pena viver. Pouco a pouco, a pessoa perde a esperança de vir a sentir-se melhor, a história vai-se propagando ao ponto das experiência de vida irem confirmando a ideia de que tudo é miserável, e sempre será. A desesperança instala-se e mina todas as coisas que davam prazer, alegria e satisfação.
REALIDADE ALTERADA
Num estado deprimido a pessoa altera a forma como se relaciona consigo mesma, com os outros e com o mundo. Toda a visão fica afetada negativamente. Quando essa mudança de realidade acontece, é difícil lembrar ou acreditar no que parecia normal antes do episódio. Aquilo em que a pessoa acredita durante o seu estado deprimido parece-lhe ser absolutamente real, e qualquer coisa que possa ir no sentido contrário ou que entre em conflito é percepcionado como inacreditável. Por exemplo, se a pessoa é incapaz de sentir amor por um cônjuge, e alguém lembra a pessoa que costumava sentir amor, a pessoa deprimida pode acreditar firmemente que fingiu para si mesmo e aos outros, embora anteriormente à depressão a pessoa tenha realmente sentido amor. A pessoa fica incapaz de recordar o sentimento de amor, e não consegue sentir amor durante o seu estado depressivo, e, portanto, conclui que nunca sentiu. O mesmo processo acontece com a felicidade e prazer. As tentativas de dizer à pessoa que ela costumava ser feliz, e que vai voltar a sentir-se feliz novamente, pode levar a pessoa a sentir-se incompreendida e isolada, porque fica convencida de que não é verdade.
A pessoa fica com os seus sentimentos positivos dormentes. A pessoa deprimida sente-se incapaz de sentir ligação às outras pessoas, coisas e acontecimentos. A pessoa sente uma elevada sensação de perda de significado pela sua vida. Num estado deprimido a pessoa sente-se como se tivesse a ser levada pela corrente forte de um rio e não existisse nada onde fosse capaz de se agarrar.
ENERGIA, MOTIVAÇÃO E PRAZER DIMINUEM DRÁSTICAMENTE
Mesmo que antes do episódio depressivo a pessoa tivesse uma vida normal e se sentisse satisfeita, tudo parece errado e adormecido quando se instala a depressão. De repente, ninguém parece amoroso ou amável. Tudo é irritante. O trabalho é chato e insuportável. A motivação esvanece-se. A paralisia da vontade instala-se. Qualquer atividade exige um esforço acrescido, como se cada movimento fosse feito em areia movediça. O que anteriormente era desafiador passa a ser sentido como esmagador, o que era sentido com tristeza passa a ser sentido como insuportável, o que era motivo de alegria passa a ser sentido sem prazer ou, na melhor das hipóteses, uma gota de prazer fugaz num oceano de dor emocional.
A depressão maior é como uma dor intensa, que não pode ser identificada em qualquer parte particular do corpo. A pessoa sente-se fragmentada emocionalmente. A pessoa sente-se distante dos outros, como se vivesse emocionalmente isolada. Sente-se incompreendida. Ninguém parece entender ou importar-se, e as pessoas parecem hipócritas. A depressão é na sua essência um total isolamento emocional que conduz ao distanciamento físico e social.
EFEITOS COLATERIAS DOS SINTOMAS DEPRESSIVOS
A pessoa deprimida lida ainda com os sentimentos colaterais dos próprios sintomas da depressão. Ou seja, na avaliação do seu próprio estado, ainda que com a percepção da realidade alterada, a pessoa pode desenvolver vergonha e sentimento de culpa sobre as suas próprias ações ou ausência delas, e igualmente sobre os comportamentos que tem com as outras pessoas. Tudo parece sem sentido, incluindo realizações anteriores que haviam dado sentido à vida. Tudo o que tinha dado à pessoa um senso de valor ou autoestima desaparece. Essas atitudes, comportamentos ou realizações deixam de ter significado, deixam de parecer genuínos, ou são ofuscados pela autoimagem negativa. Qualquer coisa que anteriormente á depressão tenha causado à pessoa o sentimento de vergonha, culpa, ou remorso cresce e ocupa a maior parte dos seus recursos mentais. A pessoa agrega ao seu estado deprimido outros sentimentos negativos que passam a ser avaliados de forma catastrófica. A pessoa não se sente amada, nem sente em si mesmo qualidades para ser amada. Instala-se um forte sentimento de que todo o mundo abandonou ou irá abandoná-la.
COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DA PESSOA DEPRIMIDA
Quem nunca esteve ou sentiu o seu estado de humor diminuir de forma drástica durante um período de duas ou mais semanas, o que tenho vindo a descrever pode ser difícil de fazer sentido ou até imaginar. A pessoa que nunca sofreu de depressão pode não compreender o sofrimento desmedido que a pessoa deprimida sente, e consequentemente julgar que a pessoa está nesse estado porque quer, ou que por ação da sua vontade poderia superar o seu problema. Se você está deprimido, certamente aquilo que tenho vindo a descrever faz-lhe sentido. No entanto, você pode sentir relutância em procurar ajuda profissional ou até achar que não vale a pena tratar-se. Se você se identifica com este tipo de pensamento, pondere ler: Depressão, como aceitar que precisa de ajuda psicológica? Se ao invés, você que está lendo este artigo, não está deprimido, mas pretende ajudar alguém que se encontra com depressão, pondere ler: Como dar apoio a alguém com depressão?
A pessoa deprimida, usualmente é muito renitente à ajuda por parte das outras pessoas. Quando os amigos ou familiares tentam levar a pessoa a olhar para o lado positivo, ser grato, mudar os pensamentos, minimizar ou tentar refutar a realidade da pessoa deprimida, é muito difícil serem bem sucedidos. Em vez disso, a pessoa deprimida fica susceptível a sentir-se frustrada e alienada em relação aos outros. É exatamente nesse momento, e perante esse cenário que a ajuda profissional é necessária e útil.
Se a sua vida ou a vida de alguém próximo tem vindo a piorar por causa da depressão, saiba que existem formas eficazes de superar o problema. Para mais informações siga o link: Consultas de Psicologia Online
O QUE FAZER PARA LIDAR COM A DEPRESSÃO?
Então, o que é que uma pessoa cuja realidade mudou drasticamente necessita? Por favor, tenha em mente que eu estou falando sobre um episódio depressivo maior (depressão severa ou moderada), que se prolonga por um período de duas ou mais semanas. É importante que a pessoa deprimida seja levada a entender, ou possa ter a noção de que no estado em que se encontra de momento, não é capaz de pensar fora do modo de pensamento associado à depressão. É um tempo em que deve evitar a tomada de decisões, ou evitar fazer qualquer coisa significativa que requeira uma perspetiva não deprimida. Os amigos ou familiares da pessoa deprimida que pretendam ajudar, podem delicadamente mostrar amor e compromisso, mas não devem tentar assumir a realidade da pessoa, nem discutir com ela sobre isso.
A prioridade deve ser dada ao restabelecimento emocional e consecutivamente ao empenho e dedicação na mudança dos pensamentos e das crenças que mudaram a forma como a pessoa passou a olhar o mundo e a si mesma.
Eu acredito que a Terapia Cognitivo-Comportamental com Base na Aceitação e Compromisso tem um lugar importante na superação da depressão.
Para mais informações, leia:
Fonte: http://www.escolapsicologia.com/dentro-da-cabeca-de-uma-pessoa-deprimida/
Subscrever:
Mensagens (Atom)